topo.jpg

Projetos

 

33516- Adequação de empresas de auditoria independente quanto a avaliação de sistema de controle interno em conformidade com o padrão COSO - Comitê das Organizações Patrocinadoras.
Coordenador: Prof. Luiz Carlos da Silva Oliveira
 
34901- Avaliação de empresas no Brasil pelo Fluxo de Caixa Descontado.
Resumo: O projeto de pesquisa visa avaliar, analisar e consolidar os componentes econômicos da empresa, que são: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, de forma analítica, com o objetivo de desenvolver indicadores de desempenho econômico organizacional. Adicionalmente estudar a consolidação dos diversos métodos de avaliação de empresas pelo fluxo de caixa descontado, possibilitando a redução de assimetria informacional entre gestores a acionistas. E ainda, desenvolver análises das demonstrações contábeis de empresas com o objetivo de avaliar individualmente as decisões operacionais, financeiras e as de financiamento.
Coordenador: Prof. Moisés Ferreira da Cunha
 
36103- Controladoria e Finanças
Resumo: O projeto visa desenvolver pesquisas ná área de concentração em controladoria e finanças. Conta ainda com docentes e discentes do curso de especialização em controladoria e finanças. As pesquisas serão desenvolvidas numa abrangência nacional, e, em particular estabelecer vínculos regionais.
Coordenador: Prof. Moisés Ferreira da Cunha
 
36096- Avaliação de Empresas e a Contabilidade
Resumo: O objetivo principal deste projeto é apresentar conexão entre a avaliação de empresas e as informações contábeis. Adicionalmente, destacar as principais questões de pesquisa sobre o tema. Pretende-se com o projeto levantar possibilidades de realização de futuras pesquisas, no Estado de Goiás, voltadas para o estudo da relevância das informações contábeis na avaliação de empresas. As principais questões tratadas, são: Os números contábeis mensuram adequadamente o valor da empresa? Quais números contábeis fornecem informações relevantes sobre o valor da empresa? Como avaliar um ativo biológico, sem/com mercado ativo?
Coordenador: Prof. Moisés Ferreira da Cunha
 
36130- Regulação no mercado de capitais e indícios de insider trading
Coordenadora: Profa. Camila Araújo Machado
 
36183- Perspectivas do nível de Disclosure contido nas Demonstrações Financeiras das cooperativas de crédito do Estado de Goiás.
Resumo: A necessidade de se avaliar o nível de disclosure contido nas demonstrações financeiras das cooperativas de crédito do Estado de Goiás é inerente. Justifica-se esta avaliação pelo fato da existência de peculiaridades nas rotinas de evidenciação, apresentação e, por sua vez, elaboração das demonstrações financeiras neste segmento econômico que devem ser enumerados e avaliados, em função da característica de alta exigibilidade em termos de informação dos usuários destas informações contábeis em suas diferentes escalas: cooperados, empregados, agentes governamentais que monitoram o funcionamento destas cooperativas, dentre outros.
Coordenador: Prof. Eduardo José dos Santos.